Dermatologia Clínica

PELE

Caracterizada pelo aparecimento de comedões (cravos), pápulas (lesões sólidas) e pústulas (espinhas), a acne é uma condição bastante comum que atinge homens e mulheres. Sua causa principal são as mudanças hormonais, típicas da puberdade, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida adulta. As áreas do corpo mais afetadas pela acne são a face, ombros, costas e peito.

Ela pode ser classificada em 4 graus de acordo com sua intensidade. O tratamento pode ser feito de maneira localizada ou com a ingestão de antibióticos específicos e anticoncepcionais, dependendo da localização e gravidade do quadro.

O melasma é um transtorno de pigmentação da pele relativamente comum, que causa manchas marrons ou acinzentadas, principalmente no rosto. As manchas costumam ser bastante definidas, de formato irregular e simétricas (iguais em ambos os lados do corpo).

Cerca de 90% dos casos acontece em mulheres. As causas da condição ainda são desconhecidas, mas acredita-se que esteja intimamente relacionada a alterações hormonais durante a gravidez, exposição à luz do sol e predisposição genética.

O tratamento varia de acordo com o grau e características das manchas em cada paciente. Geralmente, são utilizados medicamentos tópicos, sessões de peelings e aplicação de laser e luz intensa pulsada.

Sendo uma doença vascular inflamatória crônica, a rosácea ocorre, principalmente, em adultos entre 30 e 50 anos de idade. Sendo mais frequente em mulheres, é caracterizada por uma pele sensível, avermelhada e ressecada e ocorre, frequentemente, na região central da face. Estudos indicam que sua causa possa estar relacionada a fatores genéticos e psicológicos (estresse). O tratamento varia de acordo com o grau do quadro e a fase clínica do paciente. Geralmente, é realizado com a utilização de medicamentos tópicos, aplicação de laser, luz pulsada, radiofrequência ou por dermoabrasão.

Caracterizada pela perda de pigmentação em algumas regiões da pele, a vitiligo é uma doença não contagiosa e pode estar a associada a condições autoimunes. É frequentemente relacionada a traumas emocionais e outros fatores psicológicos.O tamanho das manchas varia bastante dependendo do paciente. O tratamento recomendado também varia de acordo com a extensão e as características da manchas. Geralmente, é utilizada a fototerapia, aplicações de laser e técnicas cirúrgicas, em casos mais raros.

Sendo uma condição bastante comum, a dermatite é uma inflamação da pele e pode gerar bolhas, coceira e vermelhidão. Atinge homens e mulheres e pode surgir em qualquer região do corpo. Existem diversos tipos de dermatite e podem ser causadas por inúmeros fatores. O tratamento indicado depende de uma análise clínica e pode ser realizado com a aplicação de cremes com corticóide, antibióticos ou anti-histamínicos.

Sendo mais comuns em idosos, a Herpes Zoster é uma doença da pele causada por um vírus. É caracterizada pelo aparecimento de lesões que podem durar semanas ou meses e costumam causar bastante dor no paciente. O acompanhamento médico é imprescindível, para evitar possíveis complicações. O tratamento é realizado de acordo com a fase clínica da doença e pode ser feito com a ingestão de analgésicos e drogas antivirais.

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento descontrolado das células que formam a pele. Podem surgir em qualquer parte do corpo, em forma de sinais, pintas ou manchas. Pode surgir em qualquer pessoa, mas existe uma maior ocorrência em pacientes com pele mais clara e é mais comum após os 40 anos de idade. Seu diagnóstico e tratamento devem ser realizados o mais rápido possível, para aumentar a eficácia do tratamento e diminuir a possibilidade de quadros mais graves. O tratamento varia de acordo com o estágio, tipo de câncer de pele e localização no corpo do paciente.

Sendo infecções causadas por fungos, a micose é uma doença que pode atingir as unhas, os cabelos e a pele. Seus principais sintomas incluem manchas brancas que descamam, manchas avermelhadas que causam coceira ou fissuras na pele. O tratamento pode ser realizado com medicamentos antifúngicos locais ou orais.

De causa desconhecida, a psoríase é comumente relacionada a alterações no sistema imunológico. Os sintomas mais comuns são: manchas vermelhas com escamas secas, manchas brancas, pele ressecada, coceira e rigidez nas articulações. Tem característica cíclica (seus sintomas aparecem periodicamente). O tratamento pode ser feito com a aplicação de cremes e pomadas específicos, medicamentos por via oral ou fototerapia.

UNHAS

Causada por fungos, a onicomicose é uma infecção que acomete as unhas das mãos e, principalmente, dos pés. Pode levar ao descolamento da unha e dar um aspecto amarelado ou esbranquiçado. É bastante comum que a espessura da unha aumente e surjam elevações. O tratamento pode ser realizado com aplicação local de cremes, soluções ou esmaltes específicos para a doença. Em alguns casos, o médico pode recomendar o tratamento via oral.

CABELO

Caracterizada pela perda bastante rápida de cabelos em uma região que costuma ser bastante definida, a alopécia é uma doença inflamatória, sem outros sintomas. Não é contagiosa e pode acometer homens e mulheres. É também bastante influenciada por fatores emocionais e psicológicos ou quadros infecciosos. O tratamento pode ser realizado com medicamentos locais ou injetáveis, dependendo do quadro do paciente.

A dermatite seborreica, uma inflamação da pele que causa coceira, pode causar a descamação da pele. Essa descamação é a chamada “caspa” e pode acontecer tanto em homens como em mulheres. Sua causa principal ainda é desconhecida, mas sabe-se que ela pode ter um fator genético e emocional, ou surgir a partir de alergias, baixa temperatura, excesso de oleosidade. O tratamento é realizado com a utilização de xampus específicos para o quadro clínico, medicamentos via oral ou cremes e pomadas, de acordo com a avaliação do médico dermatologista.

Sendo uma doença mais comum em crianças ou pessoas com cabelos longos, um dos sintomas da presença de piolhos é uma coceira bem forte. Essa coceira pode causar pequenos ferimentos na cabeça, pequenas manchas avermelhadas e escoriações. O tratamento é feito com a aplicação de xampus específicos e com medicação via oral.

A tricoscopia é o exame do cabelo com uma lente de aumento, que amplia a imagem de 10 a 200 vezes. Ele é realizado para que o médico possa analisar a estrutura capilar e do couro cabeludo. O exame permite detectar possíveis doenças e transtornos que podem afetar a qualidade, saúde e quantidade de fios de cabelo.

Agende o seu horário!